top of page

De dentista a ourives: conheça a marca Jocale, de Carol Almeida


Ela já estava acostumada com o trabalho cuidadoso realizado com as mãos graças ao dia a dia do consultório odontológico, mas nunca imaginou usar suas habilidades numa bancada de ourives. "Meu interesse pela ourivesaria foi por curiosidade mesmo, estava pesquisando, buscando... Um dia meu marido chegou e disse 'por que você não vai atrás? Eu acho que é algo que você vai gostar!'. Aí, foi um empurrão", conta Carol Almeida, dentista e idealizadora da marca de joias Jocale.

Enquanto ainda idealizava a possibilidade de criar joias, o destino deu uma forcinha: "Eu estava folhando uma Veja São Paulo e tinha uma reportagem sobre o curso de Joalheria Artesanal do Ateliê Labriola. Então falei pronto, tá aqui! Foi meio que um sinal!", brinca. Carol aproveitou a oportunidade para se matricular e começar na nova carreira. Logo vieram os pedidos: "Era aquela coisa: mostra pra família, para uma amiga... as pessoas começam a pedir coisas. 'Faz uma correntinha pra mim', 'Olha essa pedra que eu tenho', foi acontecendo", diverte-se.

A virada aconteceu quando ela encarou, pela primeira vez, a responsabilidade de criar uma peça própria, usando uma abotoadura e um anel como base. "Não era uma correntinha quebrada que, se desse tudo errado eu ia lá e comprava outra e repunha. Era uma coisa de valor. Eu senti a responsabilidade de estar produzindo para alguém... Veio [um pedido de] uma aliança de 25 anos de casados. Eles queriam usar o mesmo ouro e aí, sem perceber, eu comecei a vender as minhas peças!". Dali pra frente, a ourivesaria passou a virar algo sério na vida de Carol, que começou a estruturar a atividade como um negócio, com marca e loja online - trabalhando em paralelo com a atividade de dentista.

As aulas no Ateliê Labriola contribuíram (e ainda contribuem!) para esse processo tão bonito: "Tanto os professores, o que eles ensinam, o que eles passam, como os outros alunos estão criando, suas dúvidas, tudo isso vai acrescentando. Eu gosto muito do Ateliê, indico pra tanta gente!".

Com um estilo minimalista, ela prefere trabalhar em peças pequenas e investe nos detalhes em suas criações: "As minhas criações são simples, mas com efeito. Gosto da peça pequena, mas elegante", explica. Atualmente ela trabalha com encomendas, mas não descarta possíveis coleções. "Preciso crescer e amadurecer para poder fazer uma própria linha e ter coleções", diz.

Com as peças que você já produziu (abaixo), a gente não tem a menor dúvida de que você vai conseguir, Carol!

++ MAIS

455 visualizações
bottom of page