top of page

14 anos de Ateliê Labriola: pontos marcantes desta história!

Atualizado: 4 de ago. de 2019

Neste mês de julho comemoramos 14 anos! A gente não resiste e usa a máxima "parece que foi ontem"... porque parece mesmo! Para comemorar a data, nós pedimos para nosso ourives-mestre Geraldo Labriola escolher 14 dos vários momentos marcantes desta história que começou em 2005: 


1. O início de tudo -  o começo, não poderia ser outro, foi a ida do Geraldo Labriola e sua oficina para singela casinha térrea do bairro do Brooklin. Desde aquela época o espaço já era conhecido por ser um pequeno oásis na zona sul, com um delicioso jardim e um ar bucólico inspirador - que nós cuidamos com muito carinho!  2. De oficina para a escola - a possibilidade de usar o espaço do Ateliê para difundir conhecimento fez com que a casa do Brooklin deixasse de ser apenas uma oficina para abrigar uma escola de ourivesaria. Convidamos a amiga e designer Nara Kassinoff para criar nossa marca e identidade visual e nascia ali o Ateliê Labriola - Escola de Ourives, e com ele...  3. ...uma guinada na vida profissional do nosso mestre-ourives: depois de anos na bancada como profissional, Geraldo Labriola, que nem pensava em ser professor, resolveu compartilhar todo o conhecimento adquirido, assumindo o Ateliê como docente! 


Geraldo Labriola posa na oficina do Ateliê Labriola - Escola de Ourives

4. Depois de ter uma vasta experiência profissional para outras marcas e empresas, a oportunidade de receber clientes e viabilizar projetos na sua própria escola foi algo muito importante para Geraldo. Com o aumento de demanda, era hora de ampliar os cursos, e começou ali uma parceria duradoura...  5. Entrou em cena Margot Labriola, que já era parceira de vida do Geraldo e assumia ali a sociedade no Ateliê. Com seu sorriso largo e jeito acolhedor, Margot conquistou um lugar especial no coração de todos 6. Em 2007, Luíza, prima do Geraldo, fez um pedido inusitado ao ourives: queria fazer (ela mesma, na bancada) a aliança do noivo! Nascia ali, meio que por acaso, um dos eventos mais concorridos do Ateliê: o NOIVOS OURIVES! Com o tempo, fomos tornando o NOIVOS OURIVES cada vez mais a nossa cara e em 2013 formalizamos o registro da marca no INPI - contamos aqui que recebemos o certificado!


O certificado de registro da marca NOIVOS OURIVES, emitido pelo INPI.

7. A partir da entrada de Margot e do crescimento do Ateliê como escola de ourives, entrou em cena uma amiga muito querida, a expert em marcas Jô Mainardi, a "bonitinha", como Geraldo costuma brincar. Especialista em pensar identidades para empresas, Jô conduziu deliciosos papos para que o Ateliê encontrasse a melhor maneira de contar sua história e pensar no seu futuro.  8. Depois de passarmos pelo processo de criar nossa identidade, vivemos um período muito gostoso: nossa escola de ourives deslanchou. Turmas foram abertas, alunos foram chegando e nossa casinha foi se tornando uma referência na arte da ourivesaria. Era hora de pensar em novas parcerias, que pudessem fazer do nosso espaço e atendimento ainda mais profissional!... 9. E teve gente nova chegando... para tornar nossos encontros ainda mais gostosos, formalizamos uma parceria com a Karin, que nos brindava com deliciosos quitutes. Depois de um tempo, o posto foi assumido pela Carla Rustino, que até hoje é responsável pelo menu dos eventos. 10. NOIVOS OURIVES no quintal: neste projeto, o casal produz suas próprias alianças - cada parceiro fazendo a aliança do outro. E um dos marcos da nossa escola foi levá-lo para o quintal, realizando parte do processo na bancada e parte na área externa. Já tivemos inclusive noivos que trouxeram amigos para acompanhar esse momento tão especial 11. Outro grande marco nestes 14 anos de Ateliê foi a criação do projeto OURIVES POR 1 DIA (OP1D), onde uma pessoa sem nenhuma experiência em ourivesaria produz a sua própria joia numa tarde de sábado. Desde então o OP1D já rendeu muitas histórias, virou presente de aniversário e foi a porta de entrada de inúmeros alunos no curso regular de Joalheria Artesanal 12. Com tantas atividades rolando, a equipe de parceiros do Ateliê só fez crescer. A jornalista Carol Baggio passou a escrever os posts do blog (eu!), as fotos dos eventos ficaram a cargo da fotógrafa Grazi Medeiros. Tem também os bolos do Pedro, as cerâmicas da Patrícia, a cerveja do André e nosso querido jardineiro Joaquim. Ah, e também tem o fotógrafo Marco Lomiler, que nos brinda com ideias e também é responsável pelas fotos do nosso site e das peças da loja do Geraldo...    13. Sim! Depois de mais de uma década como professor, Geraldo Labriola resolveu voltar a criar na bancada. "Foi uma necessidade de voltar para a bancada e deixar a minha criatividade livre, pensar em soluções para peças, organizar ideias", disse o ourives na época do lançamento de suas peças. 


Peças de Geraldo: depois de anos como docente, nosso mestre-ourives retoma a produção na bancada!

14. E a gente não para de crescer... a última novidade é a expansão "física" do Ateliê: construímos uma sala de aula pra lá de aconchegante no jardim, para oferecer cursos que complementam o curso de Joalheria Artesanal. Ali já foram realizados cursos de Desenvolvimento de Coleção de Joias, Precificação de Joias, Desenho Técnico de Joias e Loja Virtual - e muitos outros que ainda estão por vir! A área externa também ficou ainda mais gostosa com o pergolado de bambu para receber os casais de NOIVOS OURIVES.


Sala externa, feita em bambu (dir) e momento de aula: um novo espaço para cursos complementares

Ufa! A gente olha pra trás, sente um quentinho no coração de ver tantas coisas que já construímos (sem contar o que ficou de fora desse "top 14", como por exemplo o trabalho de restauração de joias ou os cursos intensivos!)... e já começamos a pensar em novas ideias para os próximos anos!   

256 visualizações
bottom of page