top of page

Gemas perfeitas para ourivesaria


Se a gente comparasse a ourivesaria com a gastronomia, poderíamos dizer que uma pedra (ou gema) bonita funciona como a cereja de um bolo: daí a importância de sua escolha para uma joia.

O Brasil tem o privilégio de estar assentado sobre um grande leito de formação de pedras de todos os tipos. Por isso, elas são tão presentes em nossa ourivesaria.

“Uma pedra bem lapidada garante um diferencial único a uma joia”, conta Lazédio dos Santos, que há mais de uma década trabalha com pedraria e é o principal fornecedor aqui do Ateliê Labriola. A lapidação ou talhe promove a transformação da pedra bruta, definindo seu formato e seu acabamento.

Michelângelo dizia que esculpia para libertar os serem que já habitavam as pedras. Os lapidadores mais sensíveis também pensam assim: cada pedra "pede” para ser lapidada de uma forma, que revele todo o seu potencial.


Exposição de Pedras realizada na semana passada: centenas de exemplares de tirar o fôlego!

Para Lazédio, que é de Teófilo Otoni (MG), “Capital Mundial das Pedras Preciosas”, reconhecer uma pedra especial não é privilégio de especialistas: “Uma pedra especial sempre chama a atenção e desperta interesse, mesmo que a pessoa não saiba explicar por que”. Dessa experiência vem uma ideia muito difundida de que não é você que escolhe a pedra, mas ela que te escolhe.


Alunos e parceiros do Ateliê na difícil tarefa de escolher entre tantas pedras incríveis.

Quer conhecer mais sobre o trabalho de Ourivesaria aqui do Ateliê? Venha fazer uma joia com a gente no Ourives Por 1 Dia®!

408 visualizações
bottom of page