top of page

Como se faz uma joia (ou o que faz um ourives?)


Fazer uma joia é um processo tão delicado e intenso que parece que só um ourives experiente consegue produzir uma bela peça, certo? Mas não é bem assim. O projeto Ourives Por 1 Dia®, do Ateliê Labriola, já está em sua 10ª. edição e prova que, com metodologia e supervisão adequadas, confeccionar uma joia está ao alcance de todos.

Abaixo, você vai ter uma ideia de como a arte da ourivesaria permite que uma pessoa totalmente inexperiente confeccione um lindo anel em Prata no Ourives Por 1 Dia®:

1) A primeira etapa é a pesagem dos metais:­ a prata é combinada com uma pequena fração de cobre para dar resistência e beleza à joia.


2) O fogo funde os metais e os transforma em líquido. As chamas coloridas são incrivelmente sedutoras… A liga é resfriada e forma o…



3) Lingote. Acredite, é desse pedaço de metal que surgirá um lindo anel.


4) Com a ajuda de máquinas, o participante lamina e estica o fio, conforme o modelo de anel que ele escolheu: anatômico, meia cana…


5) O fogo ­- desta vez do pequeno maçarico da bancada ­- amolece o fio: recozido e resfriado imediatamente, ele se torna flexível. O martelo de silicone ajuda a alinhar o fio.


6) Ferramentas e mãos à obra na modelagem: o que era fio ganha forma de aro e o anel começa a ganhar forma. A solda corre rápida pela peça. Marteladas leves e muito capricho garantem que o aro fique perfeito.




7) Lixa grossa, lixa fina… Lixar, alinhar, lixar, alinhar… pela primeira vez, o brilho da prata se revela e a peça fica com cara de joia. Com o aro pronto, é hora de soldá-lo na “caixa” onde a pedra foi previamente cravada pela equipe do Ateliê. Mais uma etapa que requer delicadeza e cuidado.


8) Quem escolhe a pedra do anel é o participante, ou, como diz a Margot, “não é a gente que escolhe a pedra, mas a pedra que nos escolhe”. Definitivamente, tudo é uma questão de sintonia.


9) Depois de quatro horas de trabalho, o resultado: impossível não se apaixonar! Pelo anel e pela experiência.



10) A equipe de ourives, liderada pelo Geraldo Labriola, já pode relaxar. Entra em cena o carinho da Margot: um lanche bem gostoso para repor as energias e fechar a experiência com gostinho de quero mais.


Gostou? Que tal vir fazer? Vamos adorar te receber!

468 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page