top of page

Amor à ourivesaria une gerações


O ano de 1962 foi especial para o Sr. Francisco Auricchio: aos 32 anos, ele inaugurava, no Bairro de Perdizes, na zona oeste paulistana, seu ateliê de Ourivesaria. A Auricchio Joias concretizou um sonho que começara 20 anos antes, quando ele, ainda adolescente, aprendeu os primeiros passos da profissão de ourives no bairro da Bela Vista, onde nasceu.



Aos 85 anos, o Sr. Auricchio ainda faz nascer lindas peças de sua bancada na joalheria da família.

Ao longo de décadas, o Sr. Auricchio impressionou a clientela fiel com a habilidade que tinha com as mãos. E foi com uma peça especial, confeccionada como presente para um amigo da família, que ele “conquistou” o coração do neto, Bruno.

“Eu tinha 12 anos quando vi uma moto que meu avô produziu em ouro. Era perfeita. Eu mal podia acreditar que as rodas giravam. Aquela peça mexeu demais comigo”, relembra o jovem.Bruno até tentou seguir outra profissão - chegou a fazer faculdade de Recursos Humanos - mas, com o tempo, percebeu que o legado do avô era mais forte e embarcou no curso de Joalheria Artesanal aqui do Ateliê Labriola.

Ele sabe o quanto a técnica e a profissionalização são importantes nessa área, que apesar de parecer uma profissão “antiga”, tem atraído muito jovens. “Posso criar peças únicas e fazer meu horário e ainda investir na empresa da família. Tem profissão melhor?”, brinca o aprendiz. A gente já vê os resultados de tanto trabalho e torce para que o Bruno siga inspirando outras pessoas com a beleza da ourivesaria!


433 visualizações
bottom of page