top of page

O poder transformador da ourivesaria


Os metais se fundindo sob o fogo do maçarico são uma imagem poderosa da transformação que a ourivesaria pode produzir. Aqui no Ateliê, a gente coleciona histórias incríveis de como esse momento mágico pode transformar vidas… Uma delas é da Josane Pohl, de Santa Bárbara d'Oeste, no interior de São Paulo.

Josane trabalha como compradora, na área de importação e exportação. Está satisfeita com o que faz, mas sempre sentiu que “faltava algo” no dia a dia. “Conversando com uma amiga, confessei que precisava descobrir algo que me desse prazer, que eu realmente gostasse de fazer. Foi quando me deu um click. Se eu gosto tanto de joias, por que não fazer um curso voltado para joalheria?”, conta.

A amiga já tinha ouvido falar do Ateliê Labriola (em outro post a gente conta como, surpreendentemente, nossa fama anda rodando esse Brasilzão…). Depois de navegar pelas histórias aqui do blog, ela ligou para conversar com a Margot. Poucos dias depois, estava aqui.

Depois de conhecer o nosso espaço, uma coincidência fez com que Josane tivesse certeza de que estava no caminho certo. Ela e o marido foram até o centro da capital, na Sé, um reduto da ourivesaria paulistana. Numa loja onde sondavam valores de ferramentas, conheceram um senhor que deu uma aula sobre esquipamentos. “Simpático, ele nos convidou para conhecer seu ateliê, a poucos metros da loja onde estávamos. Ficamos um pouco receosos, mas acabamos aceitando. E não é que tivemos um papo de mais de duas horas sobre a prática de ourives? Ele nos mostrou verdadeiras preciosidades, foi mágico. Tive ainda mais certeza de que estava fazendo a coisa certa!”, emociona-se.

Aluna do curso de Joalheria Artesanal, Josane percorre todo sábado 140KM até o Ateliê. Para quem acha que a distância é um empecilho, ela logo explica: “A energia e o alto astral do Ateliê contagiam a todos… passo a semana inteira contando os dias para que o sábado chegue logo… cada quilômetro rodado vale a pena”. Além disso, “A metodologia é ótima porque você aprende diretamente, botando a mão na massa. A gente realmente treina a paciência e a persistência, e quando consegue finalizar uma peça é muito gratificante!”. Josane, as fotos mostram que você está no caminho certo! ;)


37 visualizações
bottom of page