top of page

Aluno de Sergipe faz curso intensivo no Ateliê Labriola


Durante o mês de julho, o pessoal aqui do Ateliê Labriola conviveu com um sotaque diferente no ar… Tivemos o prazer de receber um aluno de Sergipe para um intensivo de um mês do curso de Joalheria Artesanal. O Kaique Santana tem apenas 21 anos e já sonha com o dia em que vai ter o próprio Ateliê. “Mas isso é bem mais pra frente. Ainda preciso aprender e estudar muito”, diz, com uma serenidade respeitável.

A ourivesaria entrou na vida de Kaique por acaso. Ele, que trabalhava numa ótica e tinha habilidade para reparar e soldar armações, recebeu o convite de um primo para trabalhar com joias. “Fui aprendendo aos poucos e hoje adoro essa profissão. Joia para mim é meu sustento, minha vida”.


Kaique, de Sergipe, em diferentes momentos no Ateliê: um sotaque gostoso no ar e muito aprendizado pra levar na mala!

Nas aulas do curso de Joalheria aqui do Ateliê, o aluno aprende diferentes técnicas da produção de joias, e nosso ‘intercambista’ (que atualmente é funcionário da Joalheria Isabel Barcelos, de Lagartos, no interior de Sergipe), aproveitou para aprimorar os conhecimentos na área, criando peças lindas como as das fotos abaixo.


“O curso me ajudou a melhorar a minha prática e tem muitas técnicas que já estou aplicando no meu dia a dia. Também aprendi muito no convívio com todos, até mesmo a como lidar com as pessoas. Foi uma experiência muito rica”.

A proposta dos cursos intensivos vem se desenhando para atender a procura crescente por parte de alunos de outros estados e de cidades distantes de São Paulo. O Geraldo Labriola, nosso mestre ourives, garante a eficácia do processo: “É como se fosse uma imersão. O Kaique, por exemplo, veio 3 vezes por semana (6 horas-aula/dia), ao longo de um mês. Com isso, ele conviveu com todos os nossos professores e alunos, tendo contato não só com as técnicas previstas, mas com diferentes estilos e projetos. Estamos pilotando outros modelos de aprendizagem para alunos que podem vir a cada 15 dias, uma vez por mês ou somente nas férias. E tem dado super certo.”

A vinda para o Ateliê foi a primeira viagem de Kaique para São Paulo. “Eu já estou com saudades das aulas e das pessoas do Ateliê, que é um espaço maravilhoso, fora de série!”, revela o aprendiz, que promete voltar em breve para a segunda fase do curso. Estamos esperando! ;-)

152 visualizações
bottom of page