Ouro e suas diferentes cores


A alquimia confere possibilidades infinitas à ourivesaria. Metais misturados em diferentes proporções formam ligas com cores, brilho e durezas diferentes. Um dos protagonistas dessas combinações é o Ouro. O que muita gente talvez não saiba é que o Ouro 100% é tão maleável que um anel feito com ele poderia ser amassado em um simples aperto de mãos. Por isso, ele é sempre combinado a outros metais para a confecção de joias.


Aí você pode se perguntar: então as joias 18K não são feitas de puro Ouro? Não. Para que uma joia seja considerada 18K, ela deve conter 75% de Ouro puro em sua composição.

Extraído das minas com a tradicional cor amarela, ao ser misturado a metais como Prata, Cobre e Paládio, o Ouro adquire cores que vão do rosa ao negro, multiplicando as possibilidades de criação de designers e ourives.Você já viu Ouro verde? E Ouro vermelho? A seguir, o Geraldo Labriola selecionou algumas variações surpreendentes que o Ouro pode apresentar:


Banhos de Ródio e Rutênio também modificam o brilho, a dureza e a cor das joias. Agora imagine juntar a essas ligas e banhos uma dezena de técnicas de acabamento - polido, escovado, acetinado, diamantado, esmaltado – e você vai entender porque tanta gente se apaixona perdidamente pela ourivesaria!

Quer conhecer esse universo mais de perto? Participe do Ourives Por 1 Dia® aqui no Ateliê Labriola e coloque a mão na massa, ou melhor, no metal! ;-)

#Ouro #Joias #MetalPrecioso #TiposDeOuro #CoresDeOuro #OuroRosa #OuroBranco #OuroVerde #OuroVermelho #OuroNegro #OuroAmarelo #OurivesPor1Dia #DesignerDeJoia

349 visualizações