top of page

De Ourives Por 1 Dia direto para a Joalheria Artesanal: conheça a história de Regina Lazarini


Toda semana, Regina Lazarini sai de Jundiaí, cidade a menos de uma hora da capital paulista, em direção ao bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo. “Pode parecer longe, mas quando a gente faz o que gosta, nem percebe a distância”, explica a aluna do curso de Joalheria Artesanal do Ateliê Labriola. Ela confessa que sempre gostou de joias, mas não encontrava tempo para se dedicar pois tinha um comércio de roupas em sua cidade. Depois de vender a loja, achou que era hora de investir no seu sonho.

Antes de se inscrever no curso regular, preferiu sondar como seria a experiência da bancada. “Comecei a procurar sobre cursos de joalheria na internet e encontrei o Ateliê. Vi que poderia fazer um ‘teste’ em um dia”, relembra, referindo-se ao evento Ourives Por 1 Dia, onde os alunos produzem uma peça em prata ao longo de uma tarde. A experiência no Ourives Por 1 Dia foi tão contagiante que no mês seguinte Regina já estava matriculada!

Para ela, uma das vantagens do Ateliê é a liberdade que os alunos têm em seus projetos, já que cada um se desenvolve em seu tempo no curso regular, acompanhados de perto por professores e assistentes. “Logo que eu iniciei as aulas, meu sogro pediu um anel. Imagina a responsabilidade! Com a ajuda dos professores, deu tudo certo. Depois, não parei mais!”, conta entusiasmada.

Durante as aulas do curso de Joalheria Artesanal, os alunos aprendem 35 técnicas diferentes da ourivesaria, além de terem incentivo e ajuda dos professores e assistentes para deixar a imaginação fluir na criação das peças. “Pra nós, é muito especial quando os alunos trazem suas ideias. É sempre um desafio pensar como uma peça sai do papel e ganha forma e quando eles alcançam essa autonomia, é quando vemos os avanços de cada um”, diz Geraldo Labriola, fundador do Ateliê.

“Também me sinto à vontade em poder trabalhar com ouro, o metal que me encanta. Eu resolvi dar uma cara nova às minhas joias, então derreto peças antigas de família para minhas criações”, revela Regina. Não demorou muito para que o lado empreendedor, dos tempos de comerciante lá de Jundiaí, aflorasse, e logo ela criou a Design Joias Regina Lazarini, onde comercializa suas peças. “Eu vou devagar, mas quero fazer sucesso na carreira. Espero fazer muitas joias e outros cursos mais específicos. Só sei que não vou parar”, finaliza, determinada. A gente sabe que você vai longe, Regina! <3


As peças de Regina, à esquerda: anel em ouro 18K, diamantes e turmalina melancia (alto), anel duplo em ouro 18k, anéis em ouro 18K e ametistas. Já o colar é uma delicadeza em ouro e pérolas.

555 visualizações
bottom of page