top of page

Joias com madeira: o trabalho de Mônica Bacci


Quem vê as peças da Mônica Bacci Joias em diferentes feiras e exposições nem imagina que, durante 15 anos, ela esteve às voltas com metais e cristais sem saber nada de ourivesaria. "Eu era sócia de uma empresa que criava lustres e projetos de iluminação. Sempre trabalhei perto do processo de criação e desenvolvimento, que envolvia o recozimento de metais, a furação e o calandrar, que permite arredondar o metal".

A concorrência com produtos chineses fez com que a empresa fosse remodelada e Mônica deixou a sociedade - mas sua vontade de trabalhar com criação continuava muito forte.

Embora conhecesse um pouco da magia dos metais e do uso de cristais, Mônica não tinha nenhum conhecimento de ourivesaria e nunca havia pensado em trabalhar nessa área. "Navegando pela internet, eu descobri o Noivos Ourives® e o Ourives por 1 Dia, que eu achei super bacanas. Passei a seguir o Ateliê Labriola e acompanhar o trabalho deles”.

Quis o destino que o encontro virtual se materializasse: um dia, numa loja, ao comentar sobre gostar de joias com a vendedora, soube que do outro lado da rua havia uma escola de ourivesaria. “Fui lá, toquei a campainha, a Margot me atendeu e eu pedi pra conhecer o espaço. Desde o primeiro instante eu me apaixonei pelo lugar, me senti super acolhida, num ambiente harmonioso e saudável”, revela. “A sensação que eu tive foi a de que eu tinha ido visitar velhos amigos”.

Após o encontro, Mônica passou a se dedicar ao curso de Joalheria Artesanal. Nele, aprendeu técnicas de ourivesaria e começou a produzir joias, como pulseiras e anéis, para a família e para presentear. Inquieta, logo percebeu que queria fugir do convencional. “Eu adoro pedras brasileiras, mas queria fazer algo diferente”, diz. Foi quando conversou com um casal de amigos que mantém um projeto sustentável de óculos de madeira, a Hayô, que trabalha com peças cortadas em 3D. Do papo surgiu a oportunidade de uma parceria, num processo que lapida a madeira como pedra. “Algumas pessoas juram que é pedra, e esse é nosso diferencial!”, diz.

Mônica se permite pensar diferentes modelos, sempre criando peças novas com diferentes fontes de inspiração - como peças antigas, que ganham modelagem contemporânea pelo olhar da ourives. Como consequência de sua dedicação (e paixão!), veio a ótima aceitação do trabalho nas feiras e eventos onde expõe suas peças.“Aí você me pergunta, o que você pretende nos próximos 5 anos? E eu respondo ‘não sei’ (risos), porque estou tão grata por tudo o que tem acontecido dentro da ourivesaria, desde as pessoas que eu conheci até o resultado, o feedback que eu recebo nas feiras... É tudo muito rico, só tenho a agradecer!”, finaliza, inspirando nosso trabalho!

311 visualizações
bottom of page