top of page

5 dicas para noivos fazerem as próprias alianças de casamento


O casamento é um acontecimento repleto de rituais que marcam o casal para a vida toda, e nem mesmo a crise econômica desacelera esse mercado: segundo pesquisa do Instituto Data Popular e ​da Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA), os gastos com festas e cerimônias de casamento ​no Brasil ​têm crescimento anual médio de 10,4% – o número de enlaces continua em ascensão e já ultrapassou 1,1 milhão ao ano. ​

O que tem mudado nes​se cenário​ é que muitos casais estão deixando de lado ​as ​festas pomposas ​para privilegiar experiências juntos. Um exemplo é o crescente aumento de noivos que querem fazer suas próprias alianças. "Aqui no Ateliê Labriola v​iv​emos ​uma procura crescente pelo Noivos Ourives, ​em que ​o casal ​produz​​ a​s​​ aliança​s um do outro​​ ao longo de uma tarde, que termina com brinde de ​espumante e uma sensação única​ de cumplicidade​", explica Geraldo Labriola, ourives e professor que empresta o sobrenome à escola de ourivesaria.

Com 12 anos de história, o Ateliê Labriola fica numa charmosa casa no Brooklin, zona sul de São Paulo. Desde 2008 já passaram pelo Noivos Ourives mais de 500 casais apaixonados, que vivenciaram toda a produção da​s alianças​, desde a pesagem e ​a ​fundição do metal até todo o trabalho ​de moldagem, solda e polimento. "​A vivência​ é tão marcante​ que hoje padrinhos e madrinhas dão o Noivos Ourives de presente. Fazer uma joia é uma lembrança ​que fica para sempre", explica o ourives.

Com ​o ​conhecimento ​de quem atua há 30 anos na ourivesaria, Geraldo Labriola dá 5 dicas de ouro para casais que querem fazer suas próprias alianças:

1. Procure uma escola ou ateliê que tenha experiência nesse tipo de evento

Um ourives experiente pode fazer um par ​de ​aliança​s​ num curto período de tempo mas​,​ como a proposta é que pessoas leigas desenvolvam essa atividade, escolha uma escola que tenha experiência e didática ​para ​te ​guiar com segurança ao longo do processo, em tempo hábil e sem imprevistos.

2. Aproveite uma joia de família

Em alguns casos é possível usar o metal de uma joia na confecção de ​outra. Além do aspecto simbólico, ​representa também uma economia, já que o ouro​ tem preço elevado​ no mercado. Leve​ peças que você não usa mais​, mas atenção para não abrir mão de joias que têm design primoroso, de época. "Um bom ourives ajuda a avaliar o que vale a pena ou não aproveitar", explica Geraldo.

3. Não tenha medo de errar ou vergonha de pedir ajuda

O repórter André Hernan fez as alianças com a "namorida" e ​reconhece que​ a ajuda que teve no processo​ fez toda a diferença​. "Eu não sabia nem por onde começar, mas com ​a ​supervisão dos professores tive todo o apoio para tirar dúvidas quando precisei. O resultado ficou incrível", diz. "Não deixe que a vergonha atrapalhe a produção da peça: se você estiver numa escola séria, com profissionais qualificados, terá todo suporte para fazer alianças​ com acabamento impecável", garante Geraldo.


O repórter esportivo André Hernan, no dia em que trocou o microfone pelas ferramentas de ourivesaria.

4. Registre o momento em foto ou vídeo

"Ninguém casa pensando em separar", já diz o ditado. Se é assim, não deixe de registrar toda a produção das peças, com cliques que vão eternizar a experiência na bancada de ourivesaria. "Muitos casais usam esse material para ilustrar o vídeo que ​exibem no casamento", ​conta Geraldo.

5. Abra seu coração

Não é qualquer casal que topa viver essa experiência tão diferente e única que é produzir uma joia. Se você e seu par aceitaram, abra seu coração e permita que a tarde juntos seja de cumplicidade e amor: será um dia que ficará para sempre na sua memória.

588 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page