top of page

Lys Joalheria Artesanal: quando uma designer de produto assume a bancada de ourives


Vontade de criar: foi com esse anseio que a designer de produto Lyssandra Macedo decidiu se arriscar na arte da ourivesaria. Apesar de estar estabelecida na carreira, coordenando projetos em grandes empresas, ela queria mais. “Os processos em empresas grandes envolvem diferentes áreas e são muito complexos. Por isso, muitas vezes uma ideia original muda radicalmente até a concepção final”, explica. “Com o tempo, fui sentindo a necessidade de criar e finalizar algo como eu havia concebido. Descobri na ourivesaria essa oportunidade”.

O primeiro contato com a bancada veio num curso intensivo de férias, em uma escola em São Paulo. “Foi bom para aprender técnicas, mas o espaço era impessoal eu não me sentia parte daquilo. Depois que acabou, comecei a pesquisar na internet outra escola de ourives. Foi quando conheci o Ateliê Labriola”, diz. Chegando aqui, ela logo se identificou com o espaço aconchegante que mantemos no Brooklin, zona sul de São Paulo: “A casa, o jardim, a área especialmente criada para os lanches da tarde, tudo me conquistou. Sem contar as pessoas, principalmente Geraldo e Margot... me senti acolhida ali”.

No curso de Joalheria Artesanal Lyssandra aperfeiçoou as habilidades na bancada, aprimorou as técnicas e começou a falar sobre a nova habilidade nas redes sociais. Em pouco tempo, estava recebendo pedidos de encomendas e produzindo sua primeira coleção da marca Lys Joalheria Artesanal. “Ainda sinto que posso crescer muito, mas hoje já me sinto realizada. Gosto de pensar numa peça e estudar como produzi-la, ver que minha ideia sai do papel do jeito que eu queria”.

Além da delicadeza com as peças próprias, Lyssandra tem um projeto ainda mais cuidadoso, que ela chama de criações personalizadas. “Nesse processo, existe uma conversa para saber com detalhes quem é a pessoa que vai ganhar a joia para que eu possa criar opções que sejam únicas e pessoais”, detalha.

Prestes a completar 3 anos de marca própria, ela quer ainda mais. “Quero usar minha experiência em designer de produto para desenhar peças cuja produção possa ser terceirizada. Assim sei que vou crescer, sem perder a essência do meu olhar e acompanhamento sobre a peça”. Voa longe, Lys!

359 visualizações
bottom of page