top of page

Balangandãs de Carmem Miranda: inspiração para o Carnaval


Não é novidade para ninguém que, em todo o mundo, uma das imagens mais associadas ao Carnaval do Brasil é a de Carmem Miranda, com suas roupas brilhantes e seus exuberantes acessórios, os balangandãs, que são inspiração certeira para os dias de folia.

O que nem todo mundo sabe é que Carmem era portuguesa. Ela veio ainda bebê para o Brasil e cresceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Ainda jovem, passou a trabalhar em lojas de confecção de gravatas e chapéus e, a partir dessa experiência, passou a produzir sua próprias roupas. Baixinha (1,52cm), foi justamente por seus figurinos tão únicos que ela brilhou nas décadas de 30 e 40. Cantora, logo ficou conhecida como a rainha das marchinhas e cantou em carnavais memoráveis.

Seu carisma e talento eram tão contagiantes que Carmem conseguiu algo ainda mais memorável: expandiu as fronteiras geográficas e estourou como atriz de cinema de Hollywood. Nos EUA, chegou a se apresentar na Casa Branca para o então presidente Franklin D. Roosevelt, consagrando-se como estrela internacional.

O estilo de Carmem Miranda ou "Miranda Look", baseado nos turbantes e nas maxi-joias, ainda hoje é uma referência para fashionistas e designers. O tropicalismo de frutas e cores também sempre é lembrado em tecidos e estampas.

Que tal você se inspirar e arrasar neste carnaval? Boa folia!

Saiba mais:

131 visualizações
bottom of page