top of page

A primeira peça a gente nunca esquece!

Santo Elói é reconhecido como o padroeiro dos ourives e, desde 2013, sua imagem protege nossos alunos e visitantes aqui no Ateliê Labriola. Este ano, esse ícone recebeu o reforço de Uma peça especial, que faz parte da história do nosso mestre-ourives, Geraldo Labriola: a primeira correntinha que ele confeccionou, quando ainda era um aprendiz. 



“Na época, o aprendiz era um ajudante geral e pouco chegava perto da bancada (a não ser para limpar!)”, conta Geraldo. Mas a experiência foi fundamental para a carreira que ele nem sonhava em ter. "Meu dia começava meia-hora mais cedo do que todo mundo. Eu varria toda a oficina, arrumava as ferramentas e depois ficava observando as pessoas trabalhando.”

Com o tempo e a vivência na oficina, Geraldo começou a trabalhar em pequenos itens, aprimorando-se nas técnicas da ourivesaria, até chegar na produção da correntinha. A peça, que ficou "perdida" por um tempo, foi encontrada numa caixa de pertences.  

"Achá-la me fez lembrar desse momento, de aprendiz, dessa conquista... a concretização do meu primeiro passo como aprendiz de ourives!". Para Geraldo, deixar a peça à mostra, no colo de Santo Elói, logo na entrada do Ateliê, é simbólico: "é quase como se ele mesmo a estivesse fazendo e estendendo suas bênçãos e inspiração a todos os nossos alunos!”. Que assim seja, Geraldo! <3

125 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page