top of page

A ourivesaria artesanal produzindo experiências

A ourivesaria artesanal é mais do que a criação de joias. É encontro, processo,  memória afetiva transformada em metal. No Ateliê Labriola, cada história que atravessa nossas bancadas confirma essa ideia: o brilho da joia não está apenas no polimento final, mas também nas mãos que a criam, no tempo que se dedica, na intenção que a acompanha.


Por aqui, recebemos pessoas de todos os perfis. Há quem queira transformar a ourivesaria em profissão, quem busca um hobby criativo (e até terapêutico!), quem sonha em criar a própria aliança de casamento ou simplesmente viver uma experiência diferente. E é essa diversidade que faz do Ateliê um espaço vivo e pulsante.


O Ourives por 1 Dia® talvez seja o exemplo mais emblemático. Em poucas horas, alunos de primeira viagem descobrem o prazer de criar um anel de prata com as próprias mãos. Já passaram por ele quem ganhou a vivência de presente de Natal, quem celebrou o aniversário, quem comemorou datas especiais ou apenas quem decidiu experimentar algo novo. Em comum, todos saem daqui com muito mais do que uma joia: levam a lembrança carregada de afeto e significado.


Turma Ourives Por 1 Dia de amigos
Turma Ourives Por 1 Dia de amigos

Há também quem mergulhe fundo, tornando-se parte permanente da casa. Alunos que chegaram ao curso regular há anos e encontraram não só um ofício fascinante, mas também uma rede de amizades. Pessoas que trabalhavam em áreas completamente diferentes e trouxeram para a bancada sua criatividade, produzindo peças exclusivas que refletem seu estilo étnico-contemporâneo. Boa parte dos alunos sempre relata ter descoberto na prática da ourivesaria um exercício de paciência e foco, um antídoto contra a pressa do cotidiano.

Turma de cravação de gemas
Turma de cravação de gemas

Cada aluno traz sua bagagem e encontra no metal um espelho de si mesmo. Alunos que, por exemplo, resgataram a memória de quando produziam bijuterias na adolescência e agora planejam novos projetos. Ou aqueles que viveram a surpresa de transformar um aro torto em um anel perfeito para presentear um ente querido. A descrição da experiência como forma de meditação, o encantamento com a força do fogo e da transformação da liga metálica são frequentemente ressaltados por quem passa em nossas bancadas. Há quem compartilhe esses momentos mágicos de criação com seus respectivos parceiros, confeccionando juntos uma joia simbólica para ambos.


Os casais também encontram no Ateliê um espaço singular. O Noivos Ourives® nasceu de uma provocação bem-humorada e se transformou em tradição. Centenas de duplas já passaram por aqui, produzindo alianças que carregam tanto a representação da união quanto a lembrança do momento em que foram forjadas a quatro mãos. É a síntese da nossa proposta: tornar a ourivesaria acessível, significativa e cheia de vida.

Casal Daikeline e Pedro
Casal Daikeline e Pedro

E o aprendizado não se limita à prática na bancada. Pelo canal no YouTube Tudo Sobre Ourivesaria, o mestre Geraldo Labriola compartilha conteúdos técnicos, curiosidades e reflexões que ajudam a ampliar o entendimento sobre esse universo. Do aproveitamento da limalha ao papel de cada profissional envolvido na criação de uma joia, tudo é explicado com clareza e paixão, reforçando o compromisso do Ateliê com a difusão do conhecimento.

ree

Ao longo de 20 anos, o Ateliê Labriola consolidou-se como referência, mas sem perder a essência de escola acolhedora, que abre as portas para quem deseja experimentar, aprender ou se profissionalizar. O que nos move é ver a transformação acontecer: no metal que se torna joia, nos olhos que brilham ao terminar uma peça, nas histórias que se cruzam em torno da bancada.

Graziela Medeiros, Margot Labriola, Nara Kassinoff, Geraldo Labriola, Jô Mainardi e Carol Baggio, parceria de quase 20 anos
Graziela Medeiros, Margot Labriola, Nara Kassinoff, Geraldo Labriola, Jô Mainardi e Carol Baggio, parceria de quase 20 anos

Afinal, a ourivesaria artesanal não é apenas sobre joias. É sobre criar laços, resgatar sonhos, exercitar a presença e descobrir que cada pessoa pode ser ourives de suas próprias histórias. E é nessa jornada que seguimos celebrando, peça a peça, encontro a encontro.

Encontro de toda equipe Labriola, alunos, e praceiros e na comemoração dos 20 Anos do Ateliê Labriola
Encontro de toda equipe Labriola, alunos, e praceiros e na comemoração dos 20 Anos do Ateliê Labriola

 
 
 

Comentários


SIGA NOSSA REDES:
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube Atelie Labriola
CONTATE-NOS:
RECEBA NOSSAS NOVIDADES:
NOSSAS MARCAS:
Ateliê Labriola Escola de Ourives Curso de Joalheria Artesanal
Ourives Por 1 Dia Ourives Por Um dia
Noivos Ourives Noivos fazem sua aliança casal fazer alianças
NOSSOS PARCEIROS:
Graziela Medeiros Fotografia
NK Design Nara Kassinoff Logotipo Identidade Visual
LogoGateau_branco.png
LogoCafeRubens_branco.png

© 2025 Ateliê Labriola Escola de Ourives  |  NOIVOS OURIVES ® é marca registrada  |  São Paulo - SP  |  11 988.381.250  |  info@atelielabriola.com.br

fotos: Graziela Medeiros e Marco Lomiller  |  arte: NKdesign

bottom of page